top of page

 

Aproveitando a Vida

 

Texto

2 Timóteo 3:1-5

“1 Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis.  2 Os Homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios,3 sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, 4 traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, 5 tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se desses também.”

 

Em meio a tempos difíceis, nos deparamos com o texto acima onde Paulo estava alertando a Timóteo. Aqueles dias  deviam ser mesmo como o que o apostolo descreve. Um tempo onde não se podia se distrair sob pena de virar  vitimas dos homens. O Apostolo chama de “ dias difíceis” , uma faze em que mais se parece referir aos nosso dias. Se foi assim naquela época, o que dizer dos tempos de hoje?

O egoísmo está presente no coração das pessoas e por isso não ajudam ao próximo. Uma grande quantidade de pessoas estão mais ocupadas em ostentar o luxo e em busca de sua própria arrogância, atropelam Deus com suas atitudes. Falam palavrão, seus pensamentos são promíscuos, desrespeitam a presença de Deus, ainda que em lugares onde, tradicionalmente, são reverenciados por se acreditar em sua esença. E o que dizer dos filhos? Aponta Paulo que estes são desobedientes aos pais, ingratos, pois acham que é obrigação dos pais dar tudo o que querem, filhos sem piedade esquecem seus pais em momentos que estes mais precisam, desonrando-os bem como ignorando ao mandamento de Deus. São filhos desobedientes e  não tem amor pela família, não há chance da reconciliação nesse tipo de situação (  existem pais que gostariam da reconciliação  com  seus filhos mas estão longe de conseguir ). Essa gente é inimiga do bem, traem a família, os amigos e as pessoas que nelas confiam, são amigos dos prazeres que o mundo oferece e não de Deus e o Ele oferece. Buscam a tal felicidade e passam por cima de todos e dos filhos inclusive.

Precisamos aproveitar a vida !!!!

 A frase é bonita e Deus quer que aproveitemos, mas como fazer para aproveitar a vida em “ tempos difíceis”? o mesmo apostolo dá a dica. Vamos ver?

 

1) Todos nós vamos passar por sofrimento: (V12)

  •  

    “De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.”

    Espere ataques – Isso vai acontecer e ao mesmo tempo saiba que Deus está no controle. Fazendo assim sua expectativa estará dentro da realidade. Não espere coisas dos outros que elas não vão te dá, esperem em Deus, pois “ele tem cuidado de nós (I Pedro 5:7)”.

  •  

2)Siga “ de perto” o ensino da Palavra de Deus (v10)

 

Gente, seguir de perto é a pratica do que aprendeu ( se aprendeu, caso não tenha aprendido, aprenda). Há muitos que dizem seguir a palavra de Deus  se quer a leem e quando leem, não meditam, parece ser um ritual e não um hábito saudável assim perdem o desfrutar da presença de Deus e de seu direcionamento.

3iSiga e seja um bom exemplo (v10) –

Se alguém pode ser especial para Deus, você também pode! Se alguém pode ser vitorioso num mundo em falência, nós também podemos ser. Foi assim com Noé, que naquela ocasião fez Deus sorrir..

Como fazer? Comece por  leitura sistemática da palavra de Deus. Dedique-se a isso e receberá a instrução pela porção diária de Deus para sua vida..

 

3)Busque a fé e o propósito de Deus em sua vida. (V10)

 

A busca pela oração é o exercício de fé. Consolida o propósito de Deus em nós. Estar com Ele  significa estar blindado!

O senhor pode e quer cuidar da gente, mas se o ignoramos como isso poderá a acontecer? Quando nós queremos lutar com nossas forças, acabamos excluindo Deus da luta e isso é o principio da derrota e da infelicidade. As pessoas se afastam de Deus porque querem ganhar a vida de qualquer maneira, fazendo o que for, mesmo ilicitamente e sem o devido esforço, passando por cima da lei, das pessoas e de Deus. Conheço gente linda, inteligente, com muito potencial que em busca de vencer a qualquer preço, gradativamente se arruínam e levam consigo o fracasso e a desilusão.

 

4)Persevere (v10)

 

A mola mestre do fracasso está no fato das pessoas desistirem do que Deus pode fazer na vida delas no tempo que elas querem. Elas tem pressa! Parece que o Senhor não nos socorre em tempo oportuno. Mas isso não é verdade!

Em meio a tantos problemas a ordem de Deus é: Tenham paciência e perseverem. Em muitas ocasiões não estamos maduros para receber a benção tão esperada. Não desista e permaneça firme e constante.

 

5)Ame (v10)

 

 Amor “ágape”, amor de Deus. Um amor que excede todo entendimento. Um amor que não é sentimento mas mandamento e por isso não exige de quem o pratique a emoção mas sim a razão. È assim que podemos colocar em pratica o amor por quem se declara nosso inimigo. “ amai ao seu inimigo, orai por ele”. Não é por termos simpatia por ele, mas a razão de quem acredita em

Deus e sabe que todos somos amados por Ele que quer cuidar de todos.

È claro que temos mais coisas que nos ajudariam a ter uma vida mais feliz ainda, mas essas são coisas especiais que colocadas em pratica darão a qualquer pessoa a vitória de uma vida feliz.

 

“Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se!”

Filipenses 4:4

 

È possível ser feliz e  eu sou!

Misericórdia, Graça e Paz !

Pr Jorge Trindade de Araujo

 

 

O Pastor Leonardo Valeriote é Casado com Larissa Valeriote

Formado pelo Seminário Batista do Sul do Brasil.

Foi ordenado 

no Templo da Primeira Igreja Batista de Iraja

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vida em Abundancia!“

O ladrão vem somente para roubar,matar e destruir:eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” João 10:10 (RA)

 

Vidas plenas, completas, são sinônimas de vida em abundância. O texto está inserido no diálogo entre Jesus e os fariseus, homens que conheciam muito a lei, mas estavam completamente perdidos na hora de identificar Jesus como o messias. Por mais claro que Jesus fosse, menos eles entendiam. Perceberam meio que contra gosto, que o Mestre os estava alertando quanto a cegueira espiritual, pois viam os milagres, ouviam as suas palavras mas não entendiam, chegando a pegar em pedras para o matar. Neste contexto é que Jesus declara que pode dar vida em abundância a todos os que creem nele. Este é seu propósito! Jesus estava dizendo: comparem o que faço; eu dou vista aos cegos, expulso demônios, não cometo pecado algum e dou minha vida pelas pessoas. Eu os amo! Enxerguem!

 

O que é ter uma vida em abundância? Vamos examinar o texto:

 

1º)Só é possível ter vida em abundância com Jesus – A tentativa de “aproveitar a vida fazendo o que “dá na telha” não me dará vida em abundância. Há uma lei espiritual por trás disso. Só Jesus pode nos dar essa vida. È Ele o autor dela! Ignorar a presença de Deus como se ele fosse um velhinho sem autoridade é um suicídio espiritual. Aproxime-se do mestre por meio de um relacionamento onde a transformação de nossa vida para melhor seja evidente.

 

2º)As promessas do mundo são enganosas – O diabo, nosso adversário, nos oferece o “mundo”, prazeres carnais e uma vida sem compromisso que ao final dela está o furto ( do seu tempo e seus dons), a morte ( pois não haverá vida espiritual saudável para ser repassada a outrem) e destruição (sua e de sua família, dos seus sonhos e dos sonhos de Deus para você). Você não tem liberdade para pecar, na verdade está aprisionado ao pecado e a demônios.

 

3º) A oferta de Jesus é irrecusável. Aceite-a! - A oferta continua de pé e continuará até que ele volte. Ele quer te dar:

 

a)Vida que não pode ser roubada – Uma vida que não haja roubo da sua história,que vale a pena viver. Aquela que você encontra a saída quando ninguém a vê. Mesmo que em meio as aflições há serenidade. As tempestades serão fontes de amadurecimento e ensino para sua vida e não de destruição.

 

b)Vida que não pode ser morta – A palavra de Deus nos diz que não precisamos temer a morte física, pois temos a vida eterna. É ter qualidade de vida humana. Eu passo a ter liberdade, com Cristo, para dizer não ao pecado e ser feliz sem o cometer. Eu posso me divertir neste mundo sem entristecer ao Pai e levar vida às pessoas. Eu sou um agente de mudança. Aleluia!

 

c)Vida que não pode ser destruída – A obra que Deus está fazendo em você não pode ser destruída. A perda de pessoas que amamos ou de projetos que tenhamos feitos representa uma dor profunda, mas não a destruição de nossa vida. Se nossos planos forem destruídos então é porque não eram planos de Deus. Permita que Deus faça planos e deixe os seus irem embora. Permita que o Pai seja soberano no teu viver.

 

Desejo a você Vida em abundância! Jesus pode e quer te dar.

 

Deus os abençoe!

Jorge Trindade

 

 

 

 

 

 

Outras Palavras

2014 FOI UMA BENÇÃO !

 

Todo cristão sabe que vivemos uma constante luta espiritual. Deste que nos convertemos, o inimigo está sempre procurando nos anular em nossa jornada de fé. Em 2014 não será diferente e quero deixar algumas dicas para abençoar sua vida.

 

1)Mantenha-se de pé – Permaneça no caminho de Deus. Não saia do barco( Igreja).  Ele quer te usar. Discípulo de Jesus tem a marca de não desistir nunca.  

Em João 2:24, diz assim: “Quanto a vocês, cuidem para que aquilo que ouviram desde o principio permaneça em vocês. Se o que ouviram desde o principio permanecer em vocês, vocês também permanecerão no filho e no Pai.”

“O Senhor Jesus  mesmo disse: Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos.” (João 8:31 – NVI)

 

2) Planeje seu cuidado espiritual – Veja no calendário, os eventos da igreja para você poder participar o máximo possível. Não se afasta das oportunidades que Deus vai te oferecer para melhorar seu fortalecimento. Esteja presente na EBD; nos cultos ( de oração, os de Quarta feira, aos domingos - manhã e noite); nas reuniões do PG; os eventos do ministério de sua faixa etária; prepare-se para os retiros, os copas, o Aviva, em fim, planeje-se para estar sempre capacitado ou pronto para combater o inimigo.

 

1 Pedro 3:15 diz assim:  “...antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós;”

 

Isso quer dizer: Invista em Cristo, em seu relacionamento com Ele. Ore mais, leia a palavra de Deus, um bom livro, capacite-se , seja generoso entregando seu dízimo, sua oferta e investindo na vida de alguém que sabe não ter recursos. Dê oportunidades!!!!

 

3)Procure ajuda –  Nossa igreja tem demonstrado o carinho de Deus ajudando tantas pessoas. Precisa de ajuda emocional ou na cura de maus hábitos? Temos o Celebrando a Recuperação. Precisa de ajuda no casamento? Temos o ministério de casais. Seu filho adolescente precisa de alguém para conversar com e ele? Temos os Adolesantos. É Jovem? O ministério de Jovens de nossa igreja está presente. Já tem idade avançada? O ministério é o da Melhor Idade. É solteiro, Viúvo, divorciado e não sabe com quem conversar? Procure o Ministério Renovo. E o ministério das Geração Amarelinha? Eles cuidam dos valores que seus filhos precisam saber. Busque ajuda!

 

Em atos capitulo 2:46  diz assim:

” Todos os dias , continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração,”

 

Todo dia em nossa igreja tem alguém disposto a te ajudar ou te levar a alguém que possa faze-lo. Acredite, Não fique de fora, aviva tua vida! Fazendo assim você vai ter um feliz 2014.

 

Que Deus te abençoe!

Pr Jorge Trindade de Araujo

 

Quer conhecer mais o    Pastor Jorge

Clique nas imagens..

bottom of page